quinta-feira, 9 de junho de 2011

Merendeira

QUERIDA MERENDEIRA

São 6h30 da manhã.
Nos lares, as pessoas estão se levantando para mais um dia de trabalho, mais um dia de luta.
As mães começam a correr para arrumar seus filhos, para mais um dia de aula.
As preocupações começam cedo. Procuram um sapato aqui, a camisa ali, uma meinha acolá.
Puxa, como mãe tem que correr!
E os cadernos?  Onde estão os cadernos?
Ah! Ali estão.
Enfim, tudo pronto. O filho já está pronto para ir a escola. Uniforme limpo, os cadernos debaixo do braço, tudo pronto.
Como hoje tudo é mais fácil. Antigamente, além de todas estas preocupações, havia o problema do lanche. E como era difícil. Os pais sabem que uma criança mal alimentada, além de colocar em risco a saúde, não consegue  assistir bem as aulas.
Mas, este é um problema do passado. Agora as coisas são diferentes. As mães sabem que tem como aliada um anjo da guarda. Um anjo da guarda que vai proteger o seu filho. Que vai lhe dar AMOR.
Um anjo da guarda que às 6h30 da manhã já está na escola trabalhando.
Um anjo da guarda que é a MERENDEIRA.
Sim, minha querida MERENDEIRA. Quando nos lares as pessoas estão se levantando, você já está em seu posto. Preparada e pronta para mais um dia.
Um dia de luta, um dia de trabalho, mas principalmente um dia de AMOR.
Você, MERENDEIRA, que saiu bem cedinho de sua casa, deixando marido e filhos, sabe que a responsabilidade é grande. Vai cuidar de 100, 200, 500, 1000 crianças. Crianças que aprendeu a amar como seus filhos, e por estas crianças, como você se preocupa! Você sabe que seus problemas particulares e pessoais não podem atrapalhar seu emprego. Pois, muito mais que um emprego, você tem uma missão. A maravilhosa missão de cuidar de milhares de crianças.
Quando as coisas estão difíceis, parecendo que tudo nada vale, e as lágrimas teimosamente querendo surgir em seu rosto, minha querida MERENDEIRA, surge sempre uma esperança, que vindo de um pequenino ser, a criança, que quando lhe diz:
- Obrigado tia; sempre faz o mundo melhorar.
Neste momento:
- Obrigado tia; tudo se torna mais fácil.
As preocupações do lar, as dificuldades, o calor do fogão sempre aceso, as enormes pilhas de pratos para lavar, emfim, tudo não é nada perto do prazer em ver aquela criança feliz e sadia, por causa do seu trabalho, do seu carinho.
Não há dinheiro ou gratificação que se compare ao seu prazer, querida MERENDEIRA, em ver o alegre sorriso de uma criança, feliz em tê-la por perto, sabendo-se protegida e amada.
Você, MERENDEIRA, que a noite, cansada, prepara a comida de sua família, também com carinho e amor, sabe, que no dia seguinte, tudo vai recomeçar.
Os caldeirões de 40 litros, os talheres, as pilhas de pratos, o calor do fogão, tudo continua a sua espera. Mas você, não desanima e sempre com um sorriso nos lábios continua vivendo e distribuindo amor.
Um amor que não se paga, mas sempre renasce e se fortalece quando você escuta:


- OBRIGADO TIA, OBRIGADO QUERIDA MERENDEIRA.


9 comentários:

  1. Lindo texto! Reflete muito bem a importância do trabalho das nossas merendeiras.
    Parabéns a todas pela dedicação sempre presente!

    ResponderExcluir
  2. lindo muito lindo,eu creio que é esse mesmo o sentimento das merendeiras dedicadas parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ufa...chegamos no final de o ano, vou sentir falta de ter que chegar 6:30 da manhã no Ner, teve um dia que pedi pra direção da escola pra comprar pão frances, pra fazer um lanche diferente pra eles e logo cedo passei na padaria, e levei pão quentinho pra alegria da garotada, foi uma festa pois foi servido com margarina, geléia de goiaba e leite achocolatado...Eles se serviram sósinhos e a vontade , claro sobre minha supervisão. Como eles disseram...Foi da hora! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Goste muitooo do seu blog... viste o meu http://alimentacaoescolarcocal.blogspot.com/
    acabo de monta-lo

    ResponderExcluir
  5. Pois é . Me Emocionei lendo esse Lindo Texto .
    Onde nele se Reflete verdadeiramente a Vida das Merendeiras.
    Que Deus possa continuar abençoando cada vez mais a sua Vida e lhe Proporcionando muita Sabedoria para que continue postando essas lindas mensagens de Carinho por Nós !
    Deus abençoe Hoje e Sempre nossas Vidas
    Merendeira Suélen Itanhaém

    ResponderExcluir
  6. Eu me lembro da infância sofrida,de uma merendeira querida que deixava eu raspar os caldeirões no final quando a merenda gostosa .acabava.Então eu queria descobrir como ela num simples gesto com pouco recurso conseguia ;fazer todos na época tão feliz.DEscobrir com o passar do tempo que essas emoções não morrem elas renassem sempre vivo a mesma emoção hoje com crianças me elogiando com amor que o texto relata esquecemos os problemas o sálario não é grande mais cozinhar para esse grande número de crianças agente faz até voluntáriamente o texto se refere a realidade vivida por nós adorei o texto.Marisa Bessa

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber o quanto somos importantes pois as vezes não nos sentimos valorizadas agradeço a todas essas palavras que é tão confortante neste final de dia que cheguei cansada de mais um dia de luta Estou cansada mais feliz pois me sinto realizado com aquelas crianças que tanto depende de nós .MUITO OBRIGADO Luciene

    ResponderExcluir
  8. Sou merendeira na minha cidade de Barretos, trabalhamos duro por um salário de 789,00 , injustamente, fazemos por amor e com amor

    Obrigada pela sensível homenagem

    ResponderExcluir
  9. Sou merendeira em Barretos, como todas , ganhando um salário injusto de 789,00 , fazemos por amor e com amor ...obrigada pela sensível homenagem

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Postagens populares